APL e CENETIC realizam reunião mensal com diversas novidades

Na manhã do dia 30/06/2016, no SEBRAE, aconteceu a reunião mensal do APL de Software de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral e da CENETIC. As principais pautas tratadas foram sobre a “Reunião da Comissão de Urbanismo e TIC”, por parte do APL e a apresentação do app mobile e site, por parte da CENETIC.

13548976_295305487476525_1517930221_o

Palestra do prof. Leandro Escobar sobre Big Data

Iniciando a reunião, o Sr. Marcelo Woiciechovski, Gestor-Presidente do APL agradeceu a presença de todos e apresentou, juntamente com o prof. Kristian Capeline, Coordenador dos cursos de TI da Universidade Positivo, o prof. Leandro Escobar, que abordou sobre o tema Big Data.

13570139_295305504143190_711536330_oSua palestra teve duração de 25 minutos, e iniciou abordando as dificuldades e desafios de aplicar os processos de “Big Data” na região sul e inserir, de maneira eficaz, no cotidiano. Exemplificando, ele citou diversas atividades onde o sistema é aplicado, como pro exemplo na utilização de “Links Patrocinados” na internet (google, facebook, twitter). Quando realizou um paralelo com as empresas, apontou um estudo de Gartner, que mostra que apenas 15% dos dados armazenado dentro de uma empresa são “acháveis” e usados. Para o professor, “a utilização de Big Data dentro das empresas ajuda a minimizar os erros ao se procurar por algo específico. Outro exemplo que o professor citou foi sobre a quanto tempo esse sistema vem sendo utilizado nos estados unidos, apontando que desde a década de 90 é usado Big Data para sistema de Georreferenciamento epidemológico. Finalizando sua palestra, o M.e. Escobar se disponibilizou a colaborar e apoiar o setor de TIC de Curitiba.

Dando sequência a reunião, dentro do bloco reservado à CENETIC, o Sr. Marcelo 13570343_295305474143193_425392178_oWoiciechovski e o Sr. Leonardo Mack abordaram sobre a criação do “Portal CENETIC”, que tem por objetivo se tornar um portal de notícias onde as empresas filiadas possam divulgar seus produtos e conteúdos relevantes, melhorando a visibilidade das empresas e do setor em geral. Durante a abordagem desse assunto, estava presente o Sr. Cleverson Andrade, da Clikss Brasil, empresa que se destacou na concorrência para criação desse portal.

Seguindo o cronograma, mas ainda dentro do bloco da CENETIC, foram tratadas questões sobre parcerias bancárias e seguro de vida. Após esse assunto ser elucidado pelo Sr. Jandir e pela Yasmin Santana, foi apresentado aos empresários presentes o “App da CENETIC”, que tem por objetivo ampliar a divulgação das empresas filiadas e manter os empresários a par de tudo que ocorre dentro do setor. Em seguida a Yasmin Santana anunciou o VIII Fórum de Tecnologia em Software Livre, que ocorrerá na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, entre os dias 31/08 a 02/09. Finalizando o bloco, o Presidente da CENETIC, Sr. Jandir Bianco Júnior, conscientizou a todos os presentes sobre a doação de órgãos, visto que ele passou, a pouco tempo, por um transplante de fígado e está retornando as atividades dentro da CENETIC a pouco menos de 2 semanas.

Após o intervalo, o Sr. Marcelo Woiciechovski, Gestor-Presidente do APL de 13548822_295305594143181_938793114_oSoftware de Curitiba iniciou o terceiro bloco abordando sobre a reunião realizada no dia 22/06, onde estiveram presentes alguns Vereadores e a Agência Curitiba. Ele explicou, a partir de um organograma, como funciona a gestão e os objetivos do APL, apontando que devido a existência de 5 APLs dentro do Paraná, cada uma é responsável pela camada municipal correspondente, e que a ASSESPRO-PR é responsável pela camada Estadual.

Em seguida, foi aberta a palavra à Sra. Graziella, Mestranda da Universidade Federal do Paraná, que solicitou a colaboração dos empresários para sua pesquisa de mestrado. Sua pesquisa tem como objetivo principal entender como ocorre o comportamento do consumidor ao adquirir algum produto ou serviço do setor de TIC.

13582194_295305607476513_1503026266_oFinalizando o bloco, o Sr. Leonardo Mack falou sobre o Meetup, apontando o crescimento do engajamento do público desde a primeira edição. Ele destacou que a troca de experiências, objetivo principal do meetup, está gerando economia dentro das empresas participantes, pois com essa troca é possível minimizar os erros e melhorar a eficácia dos investimentos dentro das empresas. Finalizando seu tema, convidou a todos para o 4º Meetup de Empreendedores, que acontecerá no dia 27/07, sem local definido ainda.

No último bloco, voltado as empresas de fora da CENETIC e do APL, duas empresas apresentaram seus serviços. Primeiramente a “Audiocare”, empresa do ramo de aparelhos auditivos. O sr. Willian Lee foi quem realizou a apresentação da empresa e dos produtos que ela oferece. Destaca-se que a empresa trabalha com produtos da marca “Siemens”, mundialmente respeitada e produtora de aparelhos auditivos desde a década de 1930. Ele apontou os benefícios e cuidados que devemos tomar com a nossa audição e mostrou-se aberto a fechamento de parcerias.13555766_295305604143180_665571663_o

Finalizando a reunião, a empresa Wolke – Marketing Estratégico, do empresário Andrey J. de Aguiar, apresentou aos empresários as vantagens e possibilidades da utilização de ferramentas de marketing na geração de leads e crescimento da marca/empresa. Ele também destacou que as diversas empresas do setor de TIC “escondem a vela embaixo da mesa”, usando essa metáfora para fazer alusão a atitude de mostrar-se para se destacar diante às concorrentes. Andrey explicou sobre os serviços que oferece e que abriu a sua empresa devido a percepção de que o setor de TI necessita ter mais destaque e que utilizando ferramentas de “inbound marketing” ela conseguirá se destacar e crescer.

 Texto: Andrey J. Aguiar

Wolke Marketing Estratégico

Fotos: Yasmin C. de Santana

CENETIC

1449709279_ppt

Apresentação Audiocare

1449708832_pdf

Apresentação Pesquisa BI

1459555878_pdf

Apresentação Big Data Universidade Positivo

Agradecemos a presença dos associados:

Salomão Pamplona – Ynovare

Francisca Hulmann – Escriba

Fernando Gormanns – REJ

Leonardo Matt – BXBsoft

Aureo Bordignon – Golden IT

Giancarlo Boaron – NetPort Informática

Jimmy R. Garcia – DBLink

Maurício de Castro – I-Serv Consultoria

Ediclei Brustulin – Roko IT

Carlos Alberto Jayme – Cinq Technologies

Carlos R. Drechmer – Acom

Marcelo M. de Souza – Equiplano

Aldebaran Leite Agner – AnSata

Jefferson José dos Santos – Ajors

Sérgio Trevisol – Horus Informática

Bruno F. Domanski – Central Server

Solange Garuti – MR Informática

Oscar Monteiro – Roko IT

Edson Althoff – Cinq Technologies

Rodrigo Gallego – QLA